(atualizado em 16 de julho de 2013)

Onde comprar?

Hoje é muito mais fácil encontrar ukuleles no Brasil do que no dia que eu escrevi este post, em 2011. As opções eram basicamente a internet e hoje é muito comum encontrar em lojas.

As opções mais comuns são:

  • Lojas locais: Usualmente as lojas de rua vendem ukuleles que são disponibilizados pelas grandes distribuidoras, em sua maioria Kalani, alguns Marquês, Lanikai e Ohana e às vezes Kala. Normalmente se encontra um melhor negócio na internet.
  • Mercado Livre: Pode-se encontrar instrumentos com grande facilidade, até usados, por preços razoáveis. Eu vendo alguns, às vezes: para visitar meus produtos à venda, clique aqui. Vendo alguns pelo blog, que geralmente torna os produtos mais baratos, por não envolver comissões do ML, clique aqui para ver.
  • Sites estrangeiros (ex: eBay): Maior gama de opções, porém muitas vezes a encomenda pode demorar mais de um mês para ser entregue, fora a complicação de envolver cartão internacional, PayPal e tributação. Vale a pena checar se vale a pena trazer de fora.

Qual instrumento escolher?

É importante observar alguns pontos na hora de escolher seu primeiro uke.

A qualidade

O ukulele é um instrumento naturalmente democrático. Por ser de fabricação relativamente simples e ser de pequeno porte, pode-se gastar muito pouco na compra de um instrumento de boa qualidade, no entanto existe instrumentos de baixíssima qualidade por aí. No mercado brasileiro, por falta de informação, ukuleles de piores podem ser vendidos pelo mesmo preço de instrumentos de qualidade superior. Uma boa forma de comparar é ver o preço dos mesmos instrumentos na Amazon, onde os preços refletem de uma forma mais real a qualidade.

O tamanho

O ukulele é encontrado em diversos tamanhos, sendo os principais o soprano, o concert, o tenor e o barítono.

Ukuleles soprano, concert, tenor e barítono. (Coleção do Douglas Domingues)

Usualmente inicia-se pelo soprano, por ser o mais tradicional, portátil e barato, no entanto algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis com este por ser menor. O concert ou tenor são boas opções, especialmente quem já toca violão. A afinação usual dos 3 menores é a mesma, enquanto a do barítono é mais grave.

Ouça um demo do som de um ukulele soprano (um Hamano):

Ouça um demo do som de um ukulele concert (um Lanikai):

Ouça um demo do som de um ukulele tenor (um Ohana):

EDIT: Veja aqui meu post com os melhores ukuleles para iniciantes. Confira também os ukuleles à venda na loja.

Anúncios