Essa pergunta cai muito nas buscas aqui do fórum. Infelizmente ela é impossível de responder, pois depende de diversos fatores subjetivos, mas há um certo consenso que algumas marcas estão em um patamar elevado e são reconhecidas por alguns como as melhores. A lista abaixo não está completa, tampouco organizada em ordem de qualidade. Vale notar também que as marcas podem ter, além dos seus modelos de fabricação em série, linhas especiais, instrumento custom etc. Cliquem no nome para acessar o site das empresas (e babar nas fotos).

  1. Martin: O mais famoso fabricante de violões também é considerado por muitos, o melhor ukulele. Consolidou-se como líder na década de 1920, produzindo instrumentos que até hoje são referência para diversas marcas. Os fabricados hoje em dia, pelo que dizem, não têm comparação com os vintage. Uma marca que faz boas cópias do Martin, com qualidade compatível à dos vintage é a Kiwaya.
3-ukescropped
Martin soprano, Taropatch e concert
  1. Kamaka: O fabricante de ukuleles mais antigo do Havaí em atividade, produz ukuleles em koa (a madeira tradicional do Havaí). Também é o criador do modelo pineapple e dos lili’u, de 6 cordas. Jake Shimabukuro utiliza estes.
  1. KoAloha: Outra oficina havaiana que produz ukuleles em Koa. São muito reconhecidos pelos seus designs arrojados. Contam também com uma linha de ukes fabricados na Tailândia, chamada KoAlana.
  2. Kanile’a: Mais uma lutheria localizada no Havaí que fabrica ukuleles em koa. Possuem uma técnica especial de construção chamada TRU bracing. Possuem também uma linha secundária de instrumentos produzidos na ásia chamada Islander.
  3. Collings: A Collings têm adquirido nos últimos tempos um reconhecimento maior pelos seus ukuleles, no entanto só produzem Concert e Tenor.
  4. Também há uma quantidade de luthieres conceituados que constroem ukes. Os mais famosos são a Mya-Moe, DaSilva e Graziano
Anúncios