Essa é uma dúvida que sempre surgia nas comunidades do Orkut sobre ukulele há muito tempo. Como a oferta de ukuleles no mercado era praticamente nenhuma, era considerado viável fazer gambiarras para afinar o cavaco como o ukulele.

ims_waldir_azevedoreduz_2
Waldir Azevedo

Nessa época longínqua, no distante ano de 2007 (ou 2008?), tentei fazer isso com um cavaquinho extremamente vagabundo que comprei barato (para ter ideia, ele não afinava nem com cordas de cavaquinho). A dica era pegar as cordas comuns de violão nylon, e colocar as 3 cordas mais agudas no ukulele e usar metade da corda Mi do violão como a high G. Não precisa dizer que o resultado foi catastrófico!

Conheci um sujeito que fez essa conversão utilizando cordas de ukulele tenor num cavaquinho (este de melhor qualidade), obtendo resultados até que satisfatórios, mas suponho que haja risco nisso. A construção do cavaquinho foi feita para aguentar uma tensão muito alta de cordas de aço, e com a utilização do nylon, a força exercida é inferior, o que pode causar danos ao instrumento.

Hoje em dia com a gigantesca oferta de ukuleles baratos nas lojas, isso tornou-se obsoleto. Caso você tenha um cavaquinho sem uso, o que eu recomendo é que tente vendê-lo no MercadoLivre e que compre um ukulele de verdade no lugar.

Anúncios