Muita gente me pergunta qual é um bom ukulele para se começar. Por falta de informação confiável na internet, é difícil optar entre os modelos disponíveis. Outro problema dessa ausência de informação é que o preço varia muito de loja pra loja. Vou listar aqui alguns ukuleles normalmente encontrados na internet. Coloquei apenas soprano, mas dá pra considerar essa informação para os outros tamanhos, desde que sejam da mesma linha.

Essa lista não é definitiva (pode e provavelmente será expandida) e inclui apenas instrumentos que eu conheço e já tive ou experimentei.

1) Kala KA-S (entre R$250 e 300)

A melhor opção, na minha opinião. Um bom ukulele de preço baixo, bom timbre e bom controle de qualidade (problema muito comum entre outras marcas). Também se encontra a versão Kala KA-15s, que é essencialmente igual, só que com um acabamento mais simples (e mais barato). A desvantagem é que por alguma razão misteriosa, poucos vendedores têm esse.

Outros tamanhos dessa linha: KA-P (soprano pineapple), KA-C (concert), KA-T (tenor), KA-B (barítono).

2) Lanikai LU-21 (entre R$200 e 250)

Uma boa opção pra quem quer um soprano barato. É inferior ao Kala KA-S no quesito controle de qualidade, já vi alguns muito bons e outros péssimos, mas essencialmente é o mesmo instrumento, até o acabamento dos dois é muito semelhante, provavelmente são feitos na mesma fábrica. O Lanikai é mais barato, por ser de uma empresa subsdiária da Hohner, mas eu não acho que valha a pena. Atenção: Não recomendo o Lanikai HU-212 ou KU-212 (que na verdade é Kohala, uma linha inferior). Esses são idênticos aos Kalani que eu também não recomendo.

ATENÇÃO: Alguns ukuleles Lanikai disponíveis não tem a mesma qualidade dos que seriam encontrados nos Estados Unidos. Os que tenho visto apresentam defeitos estéticos, buzzes e um som inferior.

Outros tamanhos dessa linha: LU-21P (soprano pineapple), LU-21C (concert), LU-21T (tenor), LU-21B (barítono).

3) Ohana SK-10S (entre R$200 e 220)

Outra boa opção, acho até melhor do que Lanikai LU-21S. A Ohana é uma empresa menor, como a Kala, e é focada apenas Ukuleles. Até onde eu sei, possui um bom controle de qualidade e são baratos. Já vi alguns vendedores no ML que usam a foto dele para vender o ukulele GBS Pro, e quando perguntei me disseram que era o mesmo uke, só que com a marca diferente. Eu achei estranho e evitaria esse outro.

Outros tamanhos dessa linha: PK-10s (soprano pineapple), CK-10s (concert), TK-10s (tenor), BK-10s (barítono).

4) Makala MK-S (entre R$180 e 250)

Surpreendentemente um bom instrumento. A Makala é uma segunda linha da Kala, e tem alguns instrumentos coloridos de preço reduzido. Este é feito com um acabamento mais simples, as tarraxas são muito feias, mas tem um som muito semelhante ao do KA-S da Kala. É um pouco difícil e se encontrar, mas por estar na mesma faixa de preço que instrumentos inferiores, como o Kalani, pra quem quer gastar pouco vale a pena. EDIT: Experimentei alguns numa loja e não estavam muito bons, mas com um setup e cordas novas, poderia sair algo de lá.

Outros tamanhos dessa linha: MK-P (soprano pineapple), MK-C (concert), MK-T (tenor), MK-B (barítono).

Outras opções

É muito fácil encontrar ukes de outras marcas no MercadoLivre. Acredito que não valha muito a pena comprá-los, se puder comprar esses que eu falei acima. Podem custar um pouco mais caro, mas são ukuleles de marcas usadas em todo mundo, com um controle de qualidade superior. Tem alguns que são de marcas “brasileiras”, mas na verdade são um ukulele chinês que chega no Brasil sem marca e são batizados com um nome da distribuidora. O controle de qualidade é zero e a chance de pegar uma bomba é considerável.

Quando comprar, vale a pena olhar as dicas de como fazer seu ukulele soar melhor.

