Eu não sou canhoto, mas sempre recebo perguntas de onde comprar ou se existem ukuleles para canhotos.

Eles até existem, mas não são fáceis de encontrar. Sinceramente, não acho que valha a pena ser um diferencial na decisão da compra, pois basta inverter as cordas. Normalmente os ukuleles têm um corpo simétrico. A única exceção pode ser um ukulele com cutway, e nesse caso será necessário procurar um específico para canhotos, o que pode ser difícil. A opção mais lógica é não ter um instrumento com essa característica.

Já comprei alguns ukuleles usados que os donos anteriores eram canhotos e as cordas vieram invertidas. Simples: fiz a operação inversa e adequei para destros. Na foto acima o Paul McCartney está tocando um ukulele Gibson tenor, provavelmente dos anos 30, um presente do George Harrison, que era destro. Provavelmente foi feita uma adequação e as cordas foram invertidas. É recomendável utilizar um novo jogo de cordas para isso.

Um problema que pode ocorrer é no nut. Caso os cortes (slots) sejam muito estreitos e as cordas muito grossas (como as Aquila), pode ser que não encaixem direito. Nesse caso é recomendável levar a um luthier para realizar o serviço.

Uma outra opção é aprender a tocar como um destro e neste caso o sucesso varia de pessoa para pessoa. Tenho amigos canhotos que aprenderam a tocar como destro com sucesso. Se você já toca violão ou outro instrumento da forma invertida, acredito que nem deva insistir nessa etapa.

Anúncios