Recebo perguntas de ukulelistas quase diariamente. Além disso, consigo visualizar quais foram os termos que os leitores utilizaram no google para cair aqui no blog, muitos deles na forma de perguntas. Este post é uma tentativa de responder as mais frequentes, relevantes e interessantes.

1. Como tocar ukulele?

R: Certamente esta não é uma pergunta fácil de responder. Existe muito material gratuito na internet para começar a tocar. Este vídeo é interessante. Para quem não sabe inglês, há um material em português escrito pelo Prof. França.

 

2. Qual é a afinação do Ukulele?

R: Resposta curta: a afinação mais comum hoje em dia é a “high G”, também conhecida como gCEA, na qual a corda Sol é mais aguda do que a Dó, conhecido como afinação reentrante.

Resposta longa: Os ukuleles podem ser afinados de diversas maneiras. A afinação “high A”, aDF#B é a versão mais aguda da “high G”, na qual todas as cordas são afinadas um tom acima. Também pode-se afinar os ukuleles (especialmente tenor) como GCEA, “low G”, na qual a corda sol é a mais grave, conhecida como afinação linear. Finalmente temos o ukulele barítono que é mais usualmente afinado como as 4 cordas mais agudas de um violão, DGBE, “low D”. Na prática, todas as combinações são possível, “high D”, “low A”, assim como algumas pessoas afinam o ukulele tenor um tom abaixo, F(ou f)BbDG (high ou low F). Os ukuleles de 6 e 8 cordas possuem todas ou algumas das cordas duplicadas, em uníssono ou oitavadas, gGcCEEAA no ukulele de 8 cordas, algumas vezes ggCCEEAA em taropatches, e G(ou g)cCEAa em ukuleles de 6 cordas. Ainda, existem algumas afinações abertas, “slack key”, usualmente lineares, afinadas em um acorde, como GCEG.

 

3. Marcas: Ukulele Kalani é bom?

R: Minha experiência com o ukulele Kalani é limitada, mas os que eu tive contato achei de baixa qualidade. Talvez com alguma regulagem possam ficar mais tocáveis, mas não seriam minha recomendação na compra de um primeiro ukulele, especialmente pela falta de entonação no braço.

 

4. Quais são as melhores marcas de ukulele?

“Melhores marcas” é subjetivo. Na minha opinião, os ukuleles Martin estão entre os melhores já produzidos, mas acredito que quando perguntado o leitor se refere a marcas disponíveis no Brasil. Neste caso, recomendo os ukuleles da Kala e da Ohana. Os Lanikai que tenho entrado em contato não tem a mesma qualidade dos outros.

 

5. Qual ukulele comprar?

Para uma referência de quais ukuleles comprar, veja este post.

Anúncios